Monday, December 12, 2011

Mais perto do fim...

Chegámos a um momento em que podemos dizer que temos um pouco menos de conhecimento (sim, porque quanto mais sabemos, menos sabemos!).
Investigamos diversos temas, reprodução humana e casos anormais, de gravidez no Homem... Desde o inicio que foi uma aventura a criação deste blog, ao longo do 1º Período abordamos assuntos de máximo interesse na aula e tentámos transmiti-los aos nosso espectadores através do blog.
No próximo período continuaremos e com mais regularidade, para que estejam sempre a par das aulas do 12º ano e das extraordinárias noticias cientificas.
Despedimo-nos com desejos de um bom natal e um feliz ano novo, agora que mais duvidas suscitaram acerca da reprodução do menino Jesus, uma festividade que se revela um verdadeiro mistério para o mundo científico!

BioRIN

Monday, December 5, 2011

Para lá do Síndrome de Couvade


Em que medida é que um homem se deixa afectar pela gravidez da sua parceira? As causas serão só psicológicas ou poderão manifestar-se algumas alterações fisiológicas?
O anúncio da gravidez pode provocar, no homem emoções variadas, que podem abranger desde emoções como a felicidade, até ao temor. Alguns refugiam-se no trabalho, encontrando na sua ocupação um meio para exprimir a própria criatividade, de modo a compensar o facto de que a companheira consegue, com o seu corpo, dar a vida ao filho.
Enquanto a futura mãe assiste à transformação gradual do seu corpo e da sua mente, o pai sofre principalmente um processo mental: vive uma “gravidez psicológica”. É, então, essencial que a mulher esteja ao seu lado durante todo o percurso, tal como é esperado que homem esteja próximo dela nos meses de espera. É necessário viver com atenção a participação emotiva recíproca, num momento de desenvolvimento do casal, que se transforma gradualmente numa família.
Apesar das explicações sobre o Síndrome de Couvade se concentrarem em factores psicológicos, um grupo de investigadores da Queen's University in Kingston, no Canadá, tem vindo a analisar animais e humanos, de modo a verificar se se pode estabelecer uma relação entre certas hormonas do corpo humano, com o comportamento paterno. Um dos estudos, feito com amostras de saliva de homens que seriam pais pela primeira vez, verificou que estes sofriam, na gravidez das suas parceiras ou logo após o parto, de diminuições dos níveis de testosterona e de cortisol (ligado ao stress) e do aumento das concentrações de estradiol - uma hormona que influencia o comportamento materno.
É, no entanto, necessário ter cuidado antes de estabelecer uma relação directa entre as oscilações hormonais e o Síndrome de Couvade - são necessários mais estudos antes que se possa fazer qualquer tipo de afirmação.
Será que os homens têm também desejos secretos? Será que eles ficam mais sensíveis? Será que poderão até, com um ajuste certo e controlado de hormonas, vir, um dia, a amamentar?!?!?
Aqui ficam as dúvidas… Esperemos que venham um dia a ser esclarecidas e que, caso alguém tenha uma resposta iluminada, a dê!
Esta é a magia da ciência e dos avanços… Inovações que começam por especulações ditas “malucas” e que vêm a ser Prémios Nobeis e grandes descobertas!
Ficamos à espera de novidades e em breve falaremos convosco.

BioRIN



Agentes Mutagénicos


Agente mutagénico é todo tipo de agente que quando, em contacto com células apresenta a capacidade de gerar mutações. Por outras palavras, provoca uma alteração no material genético (DNA) que não sofre reparação no processo de replicação celular, sendo transmitido para os descendentes.
Os agentes mutagénicos podem ser divididos em três tipos:

•Agentes químicos: diversas substâncias consideradas cancerígenas, que desempenham o seu papel alterando as ligações químicas, ou até mesmo substituindo nucleotídeos normais por moléculas similares. Radicais livres também catalisam reações químicas prejudiciais ao DNA.
•Agentes físicos: dentro desse grupo encontram-se a radiação ionizante, os raios UVC capazes de danificar as ligações químicas entre os nucleotídeos (neste caso, as mutações ocorrem raramente, pois a destruição da cadeia de DNA resulta normalmente na morte celular) e os UVB (espectro absorvido pelo DNA).

•Agentes biológicos: acção de vírus e bactérias, responsáveis por inocular parte do seu DNA na célula que estão a hospedar, casualmente integrando-a a cadeia de DNA do hospedeiro. Também podem ocorrer mutações devido a falhas genéticas.

O aparecimento de cancro também se deve a agentes mutagénicos. Devido aos oncogenes , as células funcionais e normais são transformadas em células nocivas ao organismo, causadoras de cancro. Os oncogenes resultam de uma mutação de genes normais, designados proto-oncogenes.
Uma mutação que conduza à síntese de proteínas estimuladoras diferentes, mais resistentes à degradação do que as proteínas intensificam o ciclo celular. Este acontecimento leva à formação de uma célula maligna, que consequentemente pode originar cancro.
O cancro não resulta apenas deste processo de transformação de proto-oncogenes. Existem cancros que resultam de uma mutação que ocorre em genes supressores de tumores, ou antioncogenes. Podem perder o controle da célula e esta inicia divisões de forma desgovernada. A longo prazo este comportamento pode conduzir ao colapso do organismo.

Embora os agentes mutagénicos apresentem efeitos nocivos às células humanas, muitos são aproveitados pela ciência. Bactérias e vírus são utilizados pela engenharia genética na esperança de se obter seres transgénicos, que operam como vetores de genes criados em laboratório para serem inseridos no organismo que posteriormente será alterado. Determinadas bactérias mutagénicas são usadas no procedimento de quimioterapia, em diminutas quantidades, agindo sobre neoplasias, sem grandes consequências para o organismo. Igualmente, outros agentes, como radiação ionizante, também são utilizados em tratamentos, como é o caso do combate a neoplasias por meio de radioterapia. Outro tipo de radiação ionizante, como o raio-x, também é amplamente utilizado na medicina.

A mutagénese é responsável por alterar alguns pares de base de um gene existente; já a transgenia, introduz inúmeros pares de bases, genes completos que anteriormente não estavam presentes naquela determinada espécie, oriundos de um organismo doador.

Thursday, November 3, 2011

Apresentação Preservativos

Reflexão sobre reprodução humana

Durante este trabalho deparámo-nos com diversos problemas, no entanto superá-mo-los!
A reprodução humana é um tema bastante complicado de abordar, pois também envolve situações de ética. Dentro da reprodução humana optámos pelo tema da contraccepção.
O contraceptivo mais utilizado é o preservativo, tendo sido este mesmo este que escolhemos falar.
Antes de fazer o trabalho não tinhamos consciência do que o preservativo prevenia. Com a realização deste adquirimos novos conhecimentos.
Enquanto grupo superámos as expectativas: não esperávamos conseguir organizarmo-nos, e dividir o trabalho igualmente.
Na nossa opinião o trabalho final resultou muito bem! Esperamos que os nosso colegas também gostem e esclareçam qualquer dúvida que possam ter! Qualquer coisa, publiquem!
Biorin

Monday, October 10, 2011

Início do fim...

      Bem Vindo!!! 


Estamos no último ano do secundário e fomos confrontados com um desafio... Criar e actualizar um blog, dar-vos a conhecer conhecimentos já adquiridos (em aula) e por adquirir. Queremos mostrar-vos os nossos pontos de vista, descobertas entusiasmantes e evoluções inéditas de cientistas curiosos: NÓS!!!
   Temos assim por objectivo expor-vos todas as nossas descobertas fantásticas e pesquisas alucinantes, as quais com certeza irão despertar-vos para um mundo visto através do nosso olhar, dos nossos olhos, da nossa imaginação e criatividade...
  Fiquem atentos às nossas novidades...
New Year Glass Of Champagne