Monday, December 5, 2011

Para lá do Síndrome de Couvade


Em que medida é que um homem se deixa afectar pela gravidez da sua parceira? As causas serão só psicológicas ou poderão manifestar-se algumas alterações fisiológicas?
O anúncio da gravidez pode provocar, no homem emoções variadas, que podem abranger desde emoções como a felicidade, até ao temor. Alguns refugiam-se no trabalho, encontrando na sua ocupação um meio para exprimir a própria criatividade, de modo a compensar o facto de que a companheira consegue, com o seu corpo, dar a vida ao filho.
Enquanto a futura mãe assiste à transformação gradual do seu corpo e da sua mente, o pai sofre principalmente um processo mental: vive uma “gravidez psicológica”. É, então, essencial que a mulher esteja ao seu lado durante todo o percurso, tal como é esperado que homem esteja próximo dela nos meses de espera. É necessário viver com atenção a participação emotiva recíproca, num momento de desenvolvimento do casal, que se transforma gradualmente numa família.
Apesar das explicações sobre o Síndrome de Couvade se concentrarem em factores psicológicos, um grupo de investigadores da Queen's University in Kingston, no Canadá, tem vindo a analisar animais e humanos, de modo a verificar se se pode estabelecer uma relação entre certas hormonas do corpo humano, com o comportamento paterno. Um dos estudos, feito com amostras de saliva de homens que seriam pais pela primeira vez, verificou que estes sofriam, na gravidez das suas parceiras ou logo após o parto, de diminuições dos níveis de testosterona e de cortisol (ligado ao stress) e do aumento das concentrações de estradiol - uma hormona que influencia o comportamento materno.
É, no entanto, necessário ter cuidado antes de estabelecer uma relação directa entre as oscilações hormonais e o Síndrome de Couvade - são necessários mais estudos antes que se possa fazer qualquer tipo de afirmação.
Será que os homens têm também desejos secretos? Será que eles ficam mais sensíveis? Será que poderão até, com um ajuste certo e controlado de hormonas, vir, um dia, a amamentar?!?!?
Aqui ficam as dúvidas… Esperemos que venham um dia a ser esclarecidas e que, caso alguém tenha uma resposta iluminada, a dê!
Esta é a magia da ciência e dos avanços… Inovações que começam por especulações ditas “malucas” e que vêm a ser Prémios Nobeis e grandes descobertas!
Ficamos à espera de novidades e em breve falaremos convosco.

BioRIN



1 comment:

  1. Adoro os olhos, mas este cor-de-laranja fica mal com o branco.

    ReplyDelete

New Year Glass Of Champagne